Ainda a propósito do Dia Mundial da Floresta quero falar deste motor de busca, que funciona tal como todos os outros que conhecemos e usamos. No entanto, não é apenas uma ferramenta mas também um projecto que tem por trás um fundamento que é a reflorestação e que pretende a doação de 80% das receitas geradas através de anúncios publicitários a determinados projectos de reflorestação. E para dar prova dos resultados, a empresa publica no seu site relatórios financeiros mensais, bem como vídeos e fotografias do trabalho desenvolvido nos quatro programas de reflorestação no Peru, Burkina Faso, Madagáscar e Indonésia.
Este projecto tem como objectivo não só restaurar o ambiente, mas também melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem nas zonas afectadas desflorestação, plantando uma árvores e usando os rendimentos de cada utilização do motor de busca.
O nosso está está em 4º lugar num ranking de países com maior taxa de desflorestação e, entre os anos de 2001 e 2014, perdeu 566.671 hectares de floresta (24,6%) e de 2001 a 2012 apenas ganhou 286.549 hectares, o que revela uma perda muito significativa de área florestal.
Para combater esta evolução negativa o actual governo decidiu iniciar hoje o plano de reforma florestal.