Principais mensagens de primeira linha da ficha informativa do site World Water Day:
- Globalmente, mais de 80% do efluente gerado pela sociedade flui de volta para o ecossistema sem ser tratado ou reutilizado.
- Até 2050, perto de 70% da população mundial viverá em cidades, comparado a 50% hoje. Atualmente, a maioria das cidades dos países em desenvolvimento não possui infraestrutura e recursos adequados para abordar a gestão de águas residuais de forma eficiente e sustentável.
- As oportunidades da exploração de águas residuais como recurso são enormes. As águas residuais geridas com segurança são uma fonte acessível e sustentável de água, energia, nutrientes e outros materiais recuperáveis.
- Os custos da gestão de águas residuais são largamente ultrapassados pelos benefícios para a saúde humana, o desenvolvimento económico e a sustentabilidade ambiental - proporcionando novas oportunidades de negócio e criando mais empregos "verdes".
Nesta notícia do jornal Público podemos saber que a "ONU apela ao investimento no saneamento básico e reutilização das águas residuais tratadas, quando se espera que o consumo de água aumente 50% nos próximos 15 anos.
Se é preciso evitar o desperdício, também é necessário fazer grandes investimentos para garantir que há água potável para todos, e para assegurar que as águas residuais são tratadas para poderem ser reutilizadas para outros fins, como a indústria, rega agrícola e jardinagem, ou a produção energética."