quinta-feira, 6 de abril de 2017

Memórias da infância [bolo de bolacha]

E a capa da revista de receitas mais conceituada esta semana é...


A receita em destaque é nada mais nada menos, espantem-se, que um bolo de bolacha com creme de manteiga! Um bolo facílimo de fazer e que preenche requisitos em qualquer situação que a gente precise de um docinho. 

Pois bem, este teve como denominador maior a manteiga. Se gosto? Sim, mas prefiro-o bem mais fresco na companhia de umas natas ou até quem sabe de um mascarpone com um leve travo de citrinos. Mas foi o que foi e agora só resta mesmo comê-lo e lembrar bons momentos. 

Um dos melhores exemplares desta espécie saiu das minhas mãozinhas, também, numa distante época pascal, e não mais o irei esquecer nem lembrar-me como fiz coisa tão boa enfeitada com amêndoas de chocolate! Já este tem sua beleza no pó de cacau que namora frutos secos e lascas de côco torrados.



A 150g de manteiga à temperatura ambiente (e para dar um toque especial adicionei 2 colheres de manteiga de amendoim com pedaços) junta-se apenas 100g de açúcar o mais fino possível e batemos o máximo que conseguimos até a manteiga começar a esbranquiçar e o açúcar dissolver (se não por completo quase, a não ser que gostem de sentir os grãozinhos enquanto comem). Depois deste processo adiciona-se 3 gemas de ovo médias, uma a uma até ficarem totalmente incorporadas. Para esta quantidade de manteiga estão à vontade para usar 1 a 2 pacotes de bolacha (Maria, ou torrada) e a quantidade vai depender se querem um bolo com grande cobertura ou com mais altura. Para a montagem do bolo e, com bolachas redondas, o mais fácil é dispô-las em flor, depois de passá-las por café forte, e seguir com camadas de creme e bolacha. Para o acabamento podem optar por uma boa camada de creme a cobrir ou apenas a 'tapar buracos', finalizando com cacau em pó e frutos ou secos ou então como a vossa imaginação mandar (também posso sugerir côco ralado)! 

Sem comentários:

Enviar um comentário